• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Reforma Tributária: Senado aprova PLP 108/2024, e texto volta para Câmara

O Plenário do Senado Federal aprovou, dia (30), o PLP 108/2024, também chamado de 2º projeto da Reforma Tributária

O Plenário do Senado Federal aprovou, ontem (30), o PLP 108/2024, também chamado de 2º projeto da Reforma Tributária e que, entre outras coisas, regulamenta a gestão e fiscalização do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que vai substituir o ICMS e o ISS. Como sofreu alterações, o texto agora volta para uma nova análise da Câmara dos Deputados. Confira os detalhes a seguir.

Durante a votação, o texto substitutivo do senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi aprovado por 51 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção.

Segundo o Senado Federal, apesar do elevado número de emendas analisadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), 519 mudanças no total, o relator precisou dar parecer a cerca de 200 novos pedidos apresentados em Plenário ao seu substitutivo do PLP 108/2024.

Braga acatou total ou parcialmente quase 65 das modificações solicitadas. E, por conta de todas essas modificações, a Câmara dos Deputados terá que analisar novamente o texto aprovado pelo Senado Federal.

Quais são os principais pontos abordados no PLP 108/2024?

Vale lembrar que o PLP 108/2024, aprovado pelo Senado, é como um refino da Lei Complementar 214/2025, ou seja, podemos dizer que a Lei Complementar 214/2025 instituiu a criação da Reforma Tributária e o PLP 108/2024 traz as regras e ajustes finos de como ela vai funcionar.

Os principais pontos abordados pela PLP 108/2024 são: gestão e fiscalização do IBS, adequações do IS (Imposto Seletivo); split payment; cashback; ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação); ITBI, iluminação pública; e Comitê Gestor.

Como está estruturado o segundo projeto da Reforma, o PLP 108?

O segundo projeto encontra-se estruturado em três Livros:

  • Livro I, Do Comitê Gestor do IBS;
  • Livro II, Do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD, dividido em três Títulos;
  • Livro III, das Demais Disposições.