• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Confira quais empresas estão obrigadas a emitir o MDF-e

Segundo a cartilha nacional do MDF-e a obrigatoriedade de emissão do MDF-e seguiu um cronograma que levou em consideração.

Segundo a cartilha nacional do MDF-e a obrigatoriedade de emissão do MDF-e seguiu um cronograma que levou em consideração:

– A figura do emitente (emitente de CT-e /emitente de NF-e);
– O regime ao qual o contribuinte se enquadra (Regime Normal ou Simples Nacional) ;
– O modal do transporte (Aéreo, Aquaviário, Ferroviário, Rodoviário), na forma abaixo.

EMITENTE DE NF-e

Quando realiza transporte interestadual de bens ou mercadorias (carga) acobertadas por uma única NF-e, realizado em veículo próprio ou arrendado, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas (TAC).

TRANSPORTE DE CARGA PRÓPRIA

É o transporte feito pelo remetente ou pelo destinatário da carga (mercadorias ou bens), que o realiza em veículo próprio ou arrendado. Ou seja, é o transporte que ocorre sem a interveniência de um terceiro (empresa de prestação de serviço de transporte).

EMITENTE DE CT-e

No transporte interestadual de carga fracionada ou lotação.

TRANSPORTE DE CARGA FRACIONADA

Ocorre quando o transporte da carga está acobertado por mais de um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

TRANSPORTE DE CARGA LOTAÇÃO

Ocorre quando o transporte da carga está acobertado por um único Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) por veículo.

Esta obrigatoriedade não se aplica ao Microempreendedor Individual – MEI, de que trata o Art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, desde que não esteja credenciado à emissão de NF-e e nem de CT-e.Segundo a Resolução CGSN nº 94/2011, que dispõe sobre o Simples Nacional, só pode ser considerado MEI quem, além do limite de receita bruta (R$ 60.000,00), observe as seguintes condições (incs. do Art 91):I – Exerça tão-somente as atividades constantes do Anexo XIII desta Resolução; (Lei Complementar n º 123, de2006, art. 18-A, §§ 4 º -B e 17).