• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Sicalc: como funciona o programa da Receita Federal para cálculo do Darf

Programa ajuda a calcular tributos e outros pagamentos à Receita Federal

O Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal (Sicalc) é um programa gratuito da Receita Federal do Brasil que pode simplificar a vida do contribuinte na hora de calcular o valor devido à Fazenda e emitir documento para pagamento. O sistema também calcula a incidência de juros e multas em pagamentos efetuados fora do prazo.

O software possui duas versões e pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas que desejam fazer a impressão de documento de arrecadação para quitação de débitos junto à Receita. A seguir, entenda como funciona o programa Sicalc e quais funções são oferecidas ao contribuinte para o pagamento de guias.

Para que serve o Sicalc

Criado para facilitar o cálculo e impressão de Documentos de Arrecadação Fiscal – DARF, o Sicalc possibilita a emissão de guias de recolhimento por meio do preenchimento das informações do contribuinte no sistema, incluindo para pagamentos efetuados fora do prazo. O programa calcula automaticamente os juros e multa incidentes no valor e emite a guia para pagamento na rede de bancos credenciados.

Sicalc está disponível apenas para Windows — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quais funções oferece e quem pode utilizar

Como o nome explica, as funções disponibilizadas pela plataforma são o cálculo e impressão de documento para pagamento de obrigações devidas à Receita Federal. Qualquer pessoa física ou jurídica, pode utilizar o sistema, sem a necessidade de contador. O contribuinte deve preencher os campos solicitados, como nome, CPF ou CNPJ, período de apuração do imposto entre outros. Feito isso, é possível fazer a emissão do DARF de forma instantânea, gratuita e online.