• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Informar ou não o plano referencial na ECD?

Pois bem, em se falando de ECD, sabemos que o plano de contas referencial não é obrigatório, e não informa-lo não acarretará nenhum problema no envio da obrigação.

Muitas vezes nos vemos diante de tantas demandas do dia a dia das empresas que somos tentados a fazer o estritamente necessário, mesmo que isso signifique apenas “empurrar” o problema para mais adiante. Pois bem, em se falando de ECD, sabemos que o plano de contas referencial não é obrigatório, e não informa-lo não acarretará nenhum problema no envio da obrigação.

 

Já na Escrituração Fiscal Digital (ECF), assim como no FCont, o plano RFB é obrigatório, pois o mesmo será utilizado na confecção das demonstrações fiscais (lucro fiscal). Para aqueles que não realizaram o De-Para para entregar a ECD será necessário realizar uma pequena “manobra” de contorno afim de que seja possível a carga do mesmo.

É claro que existem outras formas de fazê-lo, no entanto apresentaremos aqui aquela que julgamos ser a mais conveniente àqueles que não têm o plano RFB na ECD, a saber:

Num primeiro momento importar o livro digital (arquivo txt) da ECF gerado na solução fiscal, que deverá conter o de-para do plano contábil com o plano referencial no PVA (Programa Validador e Assinador). Em seguida recuperar os dados da ECD do período, que deve estar pelo menos assinada (não há necessidade de envio), e por fim reimportar o mesmo livro digital da ECF. Nesta caso, tendo o cuidado de marcar apenas o plano de contas. Dessa forma o PVA faz o referenciamento e remonta as demonstrações contábeis de acordo com o plano referencial (visão fiscal).

Embora haja esta forma de contorno, sugerimos que tarefa seja realizada antes da entrega da ECD, pois dessa forma o PVA já reconhece a declaração e monta o referenciamento sem necessidade de nova carga na ECF.

Abaixo apresentamos passo a passo de como contornar a falta de referenciamento na ECD:

Importar ECF no PVA: Importando todos os blocos da escrituração contábil fiscal.

imagem 1

  1. Note que na carga do txt da ECF marcamos o plano de contas e o mesmo encontra-se no PVA conforme imagem a seguir:

imagem 6

2. Recuperando a ECD:

imagem 3

3. Após recuperar a ECD, que não contem o De-Para, o PVA limpa os registros J051 importados anteriormente:

imagem 2

4. Realizar nova carga do txt da ECF marcando apenas o Bloco J:

imagem 5

5. Dessa forma ressurge o plano referencial possibilitando ao PVA montar as demonstrações e apurações na visão fiscal.

Imagem 4

_______________________________________________________________________________