• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Otimismo na economia: mercado financeiro projeta inflação abaixo de 4% para 2026

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a estimativa anima os donos de pequenos negócios

Economistas de mais de 100 instituições financeiras do país reduziram a estimativa de inflação para 2026, passando de 4% para 3,99% a expectativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esta é a primeira vez, desde dezembro de 2024, que o mercado projeta um índice abaixo de 4%.

A estimativa integra o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) no último dia 2. Se confirmada a projeção, o IPCA ficará abaixo do registrado em 2025, quando alcançou 4,26%.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, comemorou o anúncio. “Esta notícia é maravilhosa. Inflação controlada significa não termos prejuízo em nossa renda. É um Brasil que cresce com empregos, com renda e com o aumento, inclusive, da renda média do povo brasileiro. Isso anima os donos de pequenos negócios que são responsáveis por colocar nossa economia em movimento”, comentou.

A inflação sob controle é resultado da política do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin, que estão entregando um Brasil que, definitivamente, é de todos nós.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Décio Lima destacou ainda que a perspectiva é de que, para os próximos dois anos, a inflação seja ainda menor. De acordo com o boletim Focus, para 2027, a projeção é de 3,80% e, a partir de 2028, em torno de 3,50%. “Ainda não é exatamente a meta de 3%, mas já estamos relativamente próximos”, ressaltou.