• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Mercosul destaca desapontamento com a não assinatura do acordo de parceria com a União Europeia

Assinatura foi postergada por falta de consenso

Os presidentes dos Estados partes do Mercosul expressaram desapontamento com a não assinatura do acordo de parceria entre Mercosul e União Europeia (UE) durante a 67ª Cúpula de presidentes do bloco econômico neste sábado, 20, conforme previsto para a ocasião, por falta de consenso político sobre o acordo nas instâncias comunitárias europeias. É o que consta em comunicado conjunto assinado pelos chefes de Estado do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, e pelo ministro das Relações Exteriores da Bolívia.

Ainda assim, os países manifestaram confiança de que a UE finalizará os trâmites internos que permitam aos países europeus assinar o acordo com o bloco econômico, "para que a Presidência Pro Tempore de turno e os Estados Partes possam eventualmente fixar uma possível data para a assinatura".

Segundo comunicado, o "texto do acordo é resultado de um equilíbrio cuidadosamente alcançado após 26 anos de negociações e que sua assinatura daria uma sinalização positiva ao mundo na atual conjuntura internacional, fortalecendo a integração entre os dois blocos".

A cúpula de líderes do Mercosul estava inicialmente marcada para o começo de dezembro. Porém, foi adiada para este sábado, 20, a pedido da União Europeia, que esperava uma votação no Parlamento Europeu esta semana que desse o aval para o acordo com o bloco sul-americano.

Com a recusa da Itália em fechar o acordo agora, a assinatura foi postergada.