• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Especialista lista investimentos que ajudam a reduzir o Imposto de Renda

Especialista lista opções como Poupança, RDC, LCI, Prevcoop e VGBL, além de dicas importantes para aproveitar os benefícios

Com o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda, que será no dia 30 de setembro, muitos brasileiros voltam a avaliar formas de equilibrar as finanças e reduzir a carga tributária. Uma alternativa ainda pouco explorada por grande parte da população são os investimentos com vantagens fiscais, que ajudam a pagar menos imposto de forma legal.

Segundo Giordano Gorham Miolo, Especialista em Investimentos da Central Ailos, alguns produtos se destacam por oferecer benefícios tanto na rentabilidade quanto na economia com o Imposto de Renda, sendo verdadeiros aliados do planejamento financeiro pessoal. Pensando nisso, o especialista listou alguns investimentos que podem ser aliados nesse planejamento:

Poupança

Isenta de Imposto de Renda para pessoa física, a poupança segue sendo uma alternativa de baixo risco e adequada para fins de constituição de uma reserva de curto prazo. No caso das cooperativas do Sistema Ailos, ainda há possibilidade de rendimento adicional com a distribuição de sobras.

RDC (Recibo de Depósito Cooperativo)

Similar aos CDBs, o RDC é um investimento de renda fixa conservador. A vantagem fiscal está na ausência do “come-cotas” (cobrança antecipada do Imposto de Renda realizada na maioria dos fundos de investimento, inclusive os de renda fixa), o que possibilita pagar o imposto apenas no resgate, favorecendo o rendimento dos investimentos no longo prazo.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Com rendimento isento de Imposto de Renda para pessoas físicas, a LCI geralmente oferece rentabilidade líquida superior a investimentos tributáveis. É indicada para objetivos de médio e longo prazo, devido à carência mínima exigida para resgate.

Prevcoop (Previdência Fechada)

A previdência privada Prevcoop se assemelha ao formato de PGBL no que tange à tributação e permite que o participante economize Imposto de Renda por meio da dedução de até 12% da sua renda bruta anual com as contribuições que realiza, reduzindo a base de cálculo do imposto devido. Para aproveitar esse benefício fiscal, é necessário estar em dia com a previdência social (INSS) e fazer a declaração de IR pelo modelo completo.

VGBL (Previdência Aberta)

Adequado a quem declara pelo modelo simplificado ou já utiliza o benefício da dedução fiscal no limite máximo, o VGBL possibilita investir a longo prazo, sem pagar come cotas e ainda com uma alíquota de IR que pode chegar a meros 10% sobre o rendimento, conforme o tempo de aplicação.

Outra vantagem de ambos os tipos de previdência que oferecemos é o fato de os recursos investidos não passarem por inventário, o que favorece o planejamento sucessório.

Além do que foi trazido, a escolha do investimento deve considerar o perfil do investidor, os prazos e os objetivos financeiros. Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados, como contadores e especialistas em investimentos, para garantir o melhor aproveitamento possível dos benefícios fiscais.

“Tem investimento que ajuda a fazer o dinheiro render mais e ainda pagar menos imposto. É uma forma simples de organizar as finanças sem infringir nenhuma regra”, finaliza Giordano.